Sensibilidade técnológica
CONFIABILIDADE * Tolerância a falhas * Indica se é possível operar mesmo com a presença de falhas * MTBF (Medium Time Between Failures) - Tempo médio entre falhas, medido geralmente em horas. * MTTR (Medium Time To Repair) - Tempo médio para reparo, medido geralmente em horas. * Relacionado à confiabilidade de componentes.
RETARDO DE TRANSFERÊNCIA * Retardo de acesso + retardo de transmissão * Retardo de acesso − Tempo que uma estação espera, a partir do momento em que uma mensagem está pronta para ser transmitida, até o momento em que ela consegue transmitir com sucesso. Muitas vezes é necessário esperar que o meio de comunicação “desocupe” para poder transmitir uma mensagem * Retardo de transmissão − Intervalo de tempo decorrido desde o início da transmissão de uma mensagem até o momento em que a mensagem chega ao destino. * Exemplo: * Redes locais: baixo tempo de transmissão * Links de satélite: alto tempo de transmissão
CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO * Fast Ethernet, sua capacidade de transmissão opera aproximadamente em 1200MB/s. * ATM, sua capacidade de transmissão opera aproximadamente em 10/100 MB/s.
COMPARAÇÕES: FAST ETHERNET x ATM
ATM
A ideia básica de ATM é transmitir toda a informação em pacotes pequenos e de tamanho fixo, chamados células. É uma tecnologia, escondida dos usuários, e potencialmente um serviço, visível aos usuários, algumas vezes chamada de cell relay.
ATM foi projetada prioritariamente para a substituição do sistema telefônico e para transmissão de vídeo de alta qualidade e conteúdo multimídia, o que não