Gestão de Marketing e Comunicação Resumo Capítulo 10 – Análise do Ambiente Mercadológico
Evidencia a importância de uma análise ambiental estruturada a fim de que a organização seja bem sucedida em sua estratégia de mercado.
O ambiente de marketing pode ser dividido em dois: ambiente competitivo e macroambiente.
O ambiente competitivo engloba a empresa e as demais áreas funcionais, além do marketing, dos clientes e dos concorrentes.
O macroambiente engloba uma ampla faixa de organizações, instituições e situações, tendo como “pano de fundo” os cenários social, político e econômico.
Portanto, o sucesso na conquista do mercado não depende somente da atuação da empresa e do uso competente de suas vantagens competitivas, mas também de sua interação com as instituições e organizações dos quais além de comporem seu ambiente mercadológico externo, podem afetá-la positiva ou negativamente.
Monitorar esse ambiente é fundamental para a tomada de decisões estratégicas adequadas aos objetivos e metas organizacionais.
Para Kotler, o ambiente de marketing é dividido em: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político legal e sociocultural, onde diz que empresas bem sucedidas percebem que o ambiente de marketing apresenta uma sério infindável de oportunidades e ameaças, e os profissionais de marketing atribui a tarefa de rastrear as tendências e megatendências e identificar tais oportunidades e ameaças.
J
á para McCarthy & Perreault classificam o ambiente de marketing em cinco áreas básicas: objetivos e recursos, ambiente competitivo, ambiente econômico e tecnológico, ambiente político e legal e ambiente cultural e social, onde dizem que a empresa precisa descobrir de que maneira seus objetivos e recursos podem ajudar a orientar ou limitar a busca de oportunidades.
Um Difícil Caminho
Entendemos que as divisões do ambiente tal como os autores propõem podem prejudicar a objetividade do monitoramente.
Os autores mencionam a necessidade de a empresa delimitar suas análises aos aspectos dos