resumo
PONTA GROSSA
2014
PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA Esta pesquisa foi realizada na área do desenvolvimento infantil, mais precisamente tratando sobre psicomotricidade e ludicidade, atividades, jogos e brincadeiras que estão inseridas no processo de desenvolvimento de crianças da educação infantil, na faixa etária de 03 a 05 anos, e sua suma importância para o desenvolvimento infantil.
Inicialmente precisa-se definir e entender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento de qualquer ser humano, principalmente durante a infância, fase em que a criança passa mais tempo na escola do que em suas residências, e por isso acreditamos ser de extremo valor um embasamento teórico sobre o assunto para os educadores da contemporaneidade, que lidam com a formação e educação de crianças.
Segundo Costa (2002)
A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. (COSTA, 2002, p. 25) Todos os movimentos da criança carregam consigo toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. Quando surgiu, a psicomotricidade era apenas utilizada na correção de alguma deficiência, dificuldade, ou debilidade. Atualmente, já se estendeu e ocupa um lugar muito importante na Educação Infantil, especialmente na primeira infância, em razão de que se conhecem estudos que mostram a existência de uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais da criança. A psicomotricidade é quando o sistema nervoso