Memória Flash, Memória ROM e Memória Flash ROM
A Memória Flash foi desenvolvida pela Toshiba, inventada pelo Dr. Fujio Masuoka, sendo uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), onde a memória é apagada eletricamente, porém o processo de gravação e regravação é muito mais rápido, além do volume de dados ser maior. Seus chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação. Estes chips podem ser re-escritos, o que não ocorre na memória RAM convencional. O conteúdo é preservado por longos períodos, sem a necessidade de uma fonte de alimentação elétrica. A Memória Flash possui dois tipos, Flash NOR e Flash NAND.
A Memória Flash NOR permite acessar os dados da memória de forma aleatória, com alta velocidade, leva bastante tempo para gravar e apagar, porém fornece completamente o endereço e o barramento de dados, permitindo este acesso aleatório a qualquer posição da memória. É importante lembrar que este tipo de memória é semelhante a memória RAM, e é utilizada para armazenar o BIOS, que antes eram armazenados em memória ROM ou EPROM. Os problemas destes tipos de memória são os altos custos e o alto tempo de gravação nas células.
A Memória Flash NAND permite acessar os dados da memória de forma sequencial e trata-as em conjunto, blocos de células, ao invés de acessá-las de forma individual. Este tipo de memória trabalha com blocos, chamados de páginas. O custo deste tipo de memória é menor, e a leitura é muito mais rápida.
Por não precisar de energia para manter as informações armazenadas, oferecer um tempo de acesso rápido, segurança e melhor resistência do que discos rígidos, a memória Flash, hoje, é bastante utilizada. Alguns exemplos de memória flash são, os pen-drives, cartões de memória, câmeras digitais, i-pods, Mp3 players, celulares. A memória flash possui como limitação o número finito de modificações. Este tipo de memória poderá vir a substituir os discos