Hidrogramas unitário sintético
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E DE TÉCNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ELIZEU RODRIGO MEDEIROS MATTE
HIDROGRAMAS UNITÁRIO SINTÉTICO
CURITIBA
2010
ELIZEU RODRIGO MEDEIROS MATTE
HIDROGRAMAS UNITÁRIO SINTÉTICO
Trabalho apresentado para a disciplina Engenharia de Recursos Hídricos II como avaliação parcial do 1º Semestre.
Orientador: Prof. André Nagalli
CURITIBA
2010
Conteúdo 1. Definição 3 1.1 Princípio da Constância do Tempo de Base 4 1.2 Princípio de Proporcionalidade 4 1.3 Princípio da Aditividade 5 2. Determinação do HUs 6 2.1 Métodos de Snyder 7 2.2 Hidrograma Unit·rio SintÈtico do SCS 9 3 Aplicação dos métodos do HU e HUS 10 4 Exercício 11 5 conclusão 12
1. Definição O Hidrograma Unitário (HU) é um hidrograma de escoamento superficial direto, onde a área sob esta curva corresponde a um volume unitário de escoamento superficial direto, resultante de uma chuva efetiva com intensidade e duração unitárias.
A definição de chuva unitária é arbitrária, entretanto para efeito de comparação entre HU’s, costuma-se manter um padrão. Por exemplo, uma chuva com 1 mm e duração de 1h pode ser adotada como chuva unitária. Admite-se que essa chuva seja uniformemente distribuída sobre a bacia.
O Hidrograma Unitário é um dos métodos mais práticos disponíveis para determinar a relação entre a precipitação e o hidrograma resultante.
As informações tiradas do emprego do método podem ser empregadas na determinação de um hidrograma de projeto para definição de capacidades de obras tais como: galerias de águas pluviais, bueiros rodo-ferroviários, vertedores de barragens e estruturas de proteção contra enchentes.
A obtenção do Hidrograma Unitário é fundada em três princípios básicos que são:
1.1 Princípio da Constância do Tempo de Base Para chuvas efetivas de intensidade constante e de mesma duração, os tempos de escoamento superficial direto são iguais (Princípio da Constância do