Gerando competitividade
Hoje o mundo passa por transformações em praticamente todas as atividades humanas; sistemas de produção foram modernizados, novos mercados surgiram, as informações se multiplicaram, a globalização derrubou barreiras e hoje já não mais existem regiões remotas no mundo e o consumidor ficou muito mais exigente. É também esse consumidor que nos remete a uma realidade cada vez mais presente: a necessidade de oferecermos produtos e serviços de qualidade superior e preços adequados, que atendam às necessidades dos consumidores, obtendo diferencial competitivo, criando condições de disputa para sobrevivermos nesse mercado que a cada dia surge novo.
Nos dias atuais, com as constantes mudanças nas diretrizes do mercado, a qualidade não está apenas no conceito de gerenciamento das empresas, pois não há como sobreviver no mercado sem qualidade mínima. Devemos atentar para o aprimoramento da discussão a respeito de que a satisfação do cliente depende da qualidade nos serviços prestados e também dar a devida importância à necessidade de prestarmos serviços de maior qualidade, e ainda superar as expectativas do consumidor, através da conscientização, de que em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, essa qualidade no serviço, sempre visando superar as expectativas do cliente, além de um diferencial agregando maior vantagem na disputa de mercado tornou-se uma obrigação, ou seja, a qualidade deve se tornar algo impresso no serviço prestado, pois o serviço não deixa de ser um produto, apesar de ser um bem intangível, também vendemos serviços e devemos fazê-lo com qualidade.
Atualmente as organizações e instituições estão se diferenciando pela busca da qualidade em seus processos, produtos e serviços, isso é claramente mostrado pelo mercado que busca serviços certificados e credenciados.
O sucesso das organizações seria muito maior se as mesmas oferecessem aos consumidores o que eles nem sabiam que iam querer, ou seja, deve-se