Convergências das Tecnologias
Tatiana Souto Maior de Oliveira
INTRODUÇÃO
Desde a década de 1960 percebe-se um processo de internacionalização econômica que tem como base a evolução tecnológica e com esta a integração dos diversos padrões existentes em nossa sociedade.
Do ponto de vista econômico a convergência tecnológica torna-se, peça fundamental na sobrevivência das empresas, como as do setor automotivo. Trata-se do desenvolvimento de estratégias organizacionais que permitam o aproveitamento dos recursos existentes na busca de geração de valor agregado permitindo às organizações um melhor relacionamento com o mercado e consequentemente maior competitividade. Nesse cenário, este trabalho teve como objetivo a identificação dos benefícios gerados pela implementação de soluções de convergência tecnológicas na competitividade organizacional no setor automotivo. Para tal foi realizado um aprofundamento teórico e um estudo de caso que permitiu a identificação dos benefícios gerados na prática.
Como resultado tem-se que é possível o uso do conceito de convergência tecnológica, o que desmistifica a complexidade prática desse processo sinalizada por alguns autores. Permitiu a identificação dos benefícios diretos e indiretos gerados pela implementação da solução de convergência, como agilidade operacional, otimização de processos, geração de valor, redução de custos entre outros que vão de encontro às necessidades competitivas das organizações.
Convergências Tecnológicas
Abusca por uma integração entre as diversas áreas de conhecimento não é algo novo, há muito tempo, estudiosos já buscavam uma maneira de quebrar o pensamento, particionando em busca de novas conexões que permitissem a descoberta e o aproveitamento daquilo que já havia sido criado.
No âmbito empresarial esta abordagem se caracteriza pelo aproveitamento dos investimentos já realizados nas diversas áreas da organização como forma de atender as novas demandas, otimizando-se os