Geradores
Geradores
Relatório de aula prática apresentado à disciplina Fenômenos Físicos e Químicos III, no curso superior de Engenharia, da Universidade de Uberaba.
Prof. Luciano Henrique
Uberaba – MG
2014
INTRODUÇÃO
Em 1831, tanto Michael Faraday, no Reino Unido, como Joseph Henry, nos Estados Unidos, demonstraram cada um a seu modo, mas ao mesmo tempo, a possibilidade de transformar energia mecânica em energia elétrica.
• 1. As duas extremidades da armadura de um gerador de corrente alternada ligam-se a anéis condutores, a que se apoiam escovas de carbono.
• 2. A armadura gira e a corrente flui no sentido anti-horário. A escova do anel A conduz a corrente para fora da armadura, permitindo que uma lâmpada se acenda; o anel B devolve a corrente à armadura.
• 3. Quando a armadura gira paralelamente ao campo magnético, não há geração de corrente.
• 4. Uma fração de segundos depois, a armadura volta a girar paralelamente ao campo magnético, e a corrente inverte seu sentido: a escova do anel coletor B a conduz para fora da armadura e a do anel A a devolve à armadura.
Embora diversas formas de energia (mecânica, térmica, química etc.) possam ser convertidas em eletricidade,o termo "gerador elétrico" se reserva, na indústria, apenas para as máquinas que convertem energia mecânica em elétrica. Conforme as características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores).
A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corposligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estescorpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamenteem equilíbrio.A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é acriação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por umintervalo maior de tempo.Existem diversos tipos de geradores elétricos, que