Relação entre o artigo “Infra – estrutura de informação: classificações e padronizações como fatores de convergência em gestão de ciência e tecnologia” e o filme “Matrix”
550 palavras
3 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Humanas
Escola de Biblioteconomia
Rodrigo Lima Braga
Matrícula 2009.133.2004
Trabalho IV da
Disciplina Controle Bibliográfico
Rio de Janeiro
2013
Relação entre o artigo “Infra – estrutura de informação: classificações e padronizações como fatores de convergência em gestão de ciência e tecnologia” e o filme “Matrix” Álvares Junior, Gómez e Souza (2006) discorrem sobre a infra-estrutura e seus elementos conformadores de políticas e ideologias. A infra-estrutura é aquilo que pode ser chamado de essencial, isto é, a base de uma construção. Segundo Bowker e Star (2000 apud ÁLVARES JUNIOR, GÓMEZ e SOUZA, 2006, p. 52), “uma boa infra-estrutura é difícil de se achar”. Quanto mais perfeita, menos visível se torna. A melhor maneira de observá-la é no momento em que ela se quebra. No filme Matrix (1999), o programa consciente que capturou Morpheus comenta sobre a primeira Matrix. O agente explica que aquela simulação neuro-interativa foi projetada para ser um mundo humano perfeito em que todos seriam felizes. Entretanto a rejeição foi imensa e “safras” inteiras de humanos morreram. Fica evidente nessa situação a quebra da infra-estrutura, provocando um grave erro ao sistema.
Apesar da segunda Matrix ter sido projetada com as devidas correções, alguns seres humanos têm a percepção que algo está errado - como se as ações fossem controladas. Ao redesenhar paradigmas e modelos, não há como controlar todos os resultados e implicações. Segundo Álvares Junior, Gómez e Souza (2006, p. 56) “mudanças na infra-estrutura não são fáceis de operar. Em geral, são frutos de mudanças de larga escala, paradigmáticas ou de pensamento geral, cultural. Não estamos, muitas vezes, conscientes de todos os efeitos”. No filme, Neo, Trinity, com o auxílio de Morpheus, conseguem se libertar do domínio da Matrix, tornando-se agentes do próprio destino.
Contudo, esse despertar não é tão simples assim. As