Relatorio de estagio IV
O estágio possui tamanha importância na de construção dos saberes docentes, tendo em vista sua característica como espaço de interlocução entre a universidade e o contexto da educação básica. Sob esta realidade, ressalto que o desenvolvimento das atividades de estágio não deve se estabelecer em um único sentido, ou seja, da universidade para a escola, mas em situações de troca que propiciam a construção dos saberes docentes de todos os envolvidos no processo: estagiários, professor regente e professor formador.
A regência possibilita ao aluno a vivência em uma situação real de ensino e de investigação das condições do seu exercício profissional. Sendo um componente curricular integrador, onde se dá o contato com a realidade da escola, oportunidade em que o trabalho pedagógico é vivenciado. A realidade concreta da escola (campo de estágio) propicia a articulação teoria e prática, de forma que esse movimento possa estabelecer um novo conhecimento sobre a docência e sobre as decisões e ações de aula, de maneira crítica e criativa.
A realidade contemporânea exige pessoas cada vez mais qualificadas, pois é assim que o mercado determina. É papel da escola como entidade de ensino preparar os jovens transformando-os assim em cidadãos críticos e participativos, diante dessa concepção de educação é que procurei dentro da minha prática de estágio empregar e trabalhar com uma forma metodológica voltada para a participação do aluno na construção do conhecimento possibilitando assim criticas pelo mesmo.
O estudo da Química ajuda na compreensão do mundo e suas transformações e permite que nos reconheçamos parte integrante do universo. Por meio desse saber, podemos questionar, criticar o que vemos e ouvimos, intervir na natureza e utilizar seus recursos deforma responsável, tanto com relação ao ambiente, quanto a nós mesmos, e refletir sobre as questões éticas que estão implícitas na relação entre a ciência e a sociedade.
Ao ensinar Química, o professor deve