Semântica
A semântica constitui um campo especifico da gramática.
A que ela se propõe? Qual o seu campo de atuação?
A semântica se propõe a estudar o significado das palavras expressões e enunciados que constituem os textos, ou seja, ela atua em um campo específico da gramática.
O que se entende por sinônimos?
Entende-se que são palavras diferentes que apresentam a mesmo sentido geral, contando que estejam contextualizadas.
No tocante ao sentido genérico e ao sentido específico das palavras o que se entende por relação de hiponímia e de hiperonímia?
A hiponímia é quando uma palavra empregada em determinada situação assume um papel de sentido específico, á exemplo disso: automóveis e Fenabrave possuem sentidos específicos e ambas são hipônimas de veículos e entidade.
A hiperonímia são palavras empregadas que possui sentido geral, ou seja, as palavras veículos e entidade são hiperônimos.
Explique a antítese, figurada de linguagem gerada pelo jogo com palavras e expressões semanticamente.
Como podemos observar ela se caracteriza pela apresentação de palavras de sentidos opostos. Sem contar que ela é considerada uma figura de pensamento que consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetivos distintos.
Em que consiste o paradoxo?
Consiste em uma contradição de idéias que se encontram em uma só frase ou pensamento, ou seja, o paradoxo remete uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando idéias que são incompatíveis e por vezes inconcebíveis a compreensão intelectual do individuo.
Identifique no texto Qualquer Coisa, ocorrência de paranomásia?
No texto Qualquer Coisa de Caetano Veloso encontra a seguintes paranomásia, quando o poeta diz: arranha e aranha, carro e sarro, aranha a Espanha, berro e aterro, ganhe e apanhe.