Convergência Tecnológica
Termo que utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores: na economia, na comunicação e na produção, entre outros.
As tecnologias envolvidas no processo de convergência são, de forma geral, tecnologias modernas de telecomunicações tais como rádio, televisão, redes de computadores e de telefonia. O ponto de partida para o fenômeno da convergência tecnológica é, evidentemente, a viabilidade de desenvolvimento e comercialização em grande escala de soluções de tecnologia convergentes, sejam redes, serviços ou terminais.
Convergência Tecnológica significa também a ação sinérgica de quatro campos científicos e tecnológicos que apresentaram crescimento acelerado nas últimas décadas: nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas.
A convergência tecnológica permiti a um sistema se comunicar de forma transparente com outros sistemas, a chance de novos dispositivos facilitadores da mobilidade e interatividade e a obtenção de serviços integrados, que disponibilizam mais informação e serviços, mas nem tudo é um mar de maravilhas, também surgem questões que se prendem com as consequências políticas, culturais e sociais que daí poderá acontecer.
1.1 – Convergência de redes
É simplesmente quando une uma ou mais redes em que as comunicações são distintas em uma única rede assim então promove serviços prestados pelas redes. Podemos citar como exemplo as redes de voz e dados, a convergência dessas redes que inicialmente foi RDSI e atualmente é xDSL. Também não devemos esquecer de citar sobre os serviços incluídos: os de vídeo