inclusao
Falar em educação é falar em um processo, é falar em mudanças no aperfeiçoamento permanente. Falar em inclusão é falar na esperança que temos uma escola de verdade que possa suprir as necessidades de todos os alunos.
Incluir não é apenas matricular, incluir é fazer parte de um todo.
O aluno não tem que se adaptar a escola e sim a escola precisa se adaptar aos alunos de maneira que eles possam acompanhar todo processo de ensino juntos com seus colegas de sala, de maneira interativa pois isso não ira apenas ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência, como também irá ajudar os professores e seus colegas de classe a serem mais humanos , ajudando a viver com as diferencias, pois somos todos diferentes.
Enfim, enquanto a escola permanecer sendo a escola onde o professor processa conhecimento e os alunos são seres sem luz, apenas recebendo as informações. Ela não inclui ninguém, nem as pessoas com deficiências nem as consideradas normais.
A inclusão tem que vim de dentro para fora, ou seja, as pessoas precisa agir com amor e não por conveniências.
nivalda Santana
Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais
Daniela Alonso (novaescola@fvc.org.br)
1. Inclusão no Brasil e Educação especial na escola regular
João Guilherme dos Santos, aluno com deficiência física, com seus colegas da Unidade Integrada Alberico Silva, em São Luís.
Daniela Alonso, especialista em Educação Inclusiva e selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
O esforço pela inclusão social e escolar de