Calculo metabólico
PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÀO DE EXERCICIOS FÍSICOS
Luiz Antônio Domingues Filho
O treinamento aeróbio é um dos mais importantes componentes de um programa de exercícios físicos, tanto que inúmeros estudos têm confirmado sua importância para a manutenção e melhora da aptidão física, da composição corporal e da qualidade de vida, devido às alterações metabólicas, cardiorrespiratórias e do gasto calórico em cada sessão de treinamento, o que contribui para a prevenção e tratamento de patologias e fatores de risco ligado ao estilo de vida. Com isso, temos visto uma procura cada vez maior por parte das pessoas por programas de treinamento personalizado ou simplesmente “personal training”, a fim de obter de forma mais satisfatória e eficiente os benefícios citados anteriormente.
Para auxiliar o trabalho dos colegas “personal trainers”, elaboramos um resumo de teste de esforço, de cálculos e de outras informações que são relevantes para o planejamento e para prescrição de treinamento dos clientes.
Capacidade cardiorrespiratória
É a capacidade de realizar exercícios dinâmico de intensidade moderado a alta, com grandes grupos musculares, por períodos de média e longa duração. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo-esquelético. Um dos índices mais utilizados para avaliar esta capacidade é o consumo máximo de oxigênio (VO2máx). Vale ressaltar que o consumo de oxigênio (VO2) em repouso é muito similar entre os sujeitos sedentários e treinados.
Consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) – Refere-se à capacidade máxima que o organismo de um indivíduo tem de absorver e utilizar o oxigênio do ar que está inspirado transportá-lo pelo sangue e utilizá-lo pelo músculo para gerar trabalho. (potência aeróbia máxima).
Consumo de oxigênio (VO2.) – Refere-se a quantidade de oxigênio absorvido e usado pelo organismo em repouso, durante o