Incidentes
Definição do problema:
Há mais de trinta anos que a investigação vem a mostrar que aquilo que o professor faz na sala de aula pode fazer a diferença na experiência educativa dos alunos. Designadamente a capacidade de criar um clima positivo de aprendizagem e a capacidade de estimular a aprendizagem dos alunos, relacionadas com o estilo de gestão da sala de aula, são competências fundamentais que o professor tem que desenvolver. Criar um clima positivo de aprendizagem é sobretudo um desafio quando as crianças provêm de meios culturais diversos, quer relativamente à etnicidade, quer à religião, quer à classe social, idade, etc. Diferenças deste tipo podem levar a desentendimentos e a conflitos e podem influenciar negativamente o clima de aprendizagem, especialmente no que diz respeito às crianças que têm um estatuto “mais baixo” e que são marginalizadas.
Muitos professores respondem a estes problemas de uma forma que está longe de ser a ideal. Há mesmo os que seguem a estratégia de pura e simplesmente ignorar os problemas. Não são muitos os professores que discutem estratégias de resolução de conflitos com os colegas e são ainda menos os que o fazem na sala de aula.
Esta unidade propõe-se explorar o tipo de problemas de sala de aula com que os professores têm que lidar e nomeadamente possíveis soluções para estes problemas, especialmente no respeitante a questões ligadas à diversidade.
Duração: 4 horas
Objectivos:
• Levar os professores a compreender melhor os conflitos que podem surgir entre os alunos na sala de aula, bem como entre eles e os alunos. • Levar os professores a discutir soluções para estes problemas. • Levar os professores a consciencializarem-se de problemas específicos e de soluções que surgem no contexto da diversidade da sala de aula.
Material necessário:
Papel e canetas, marcadores, papel de “flip-chart” (álbum seriado)