impostos
TEORIA DA ORGANIZAÇÃO
Ariquemes - RO
2014
Burocracia na visão de Max Weber
Conceito de burocracia
Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impendido as soluções rápidas ou eficientes.
O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência a organização.
O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (Disfunções) e não ao sistema em si.
O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência.
Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Max Weber
Nasceu em 1984 na Alemanha e morreu em 1920. Foi sociólogo e economista alemão. Escreveu um livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e é considerado um dos fundadores da sociologia moderna.
A teoria da Burocracia na organização pós- moderna
Uma das primeiras aplicações do termo burocracia foi no século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa sob uma monarquia absoluta. Nas organizações ela surgiu ao redor dos anos 40 pela falta de uma teoria sólida e abrangente que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Foi criada por Max Weber, sociólogo alemão, por perceber, com o crescente tamanho e complexidade das empresas, a necessidade de um novo modelo organizacional mais bem definido, racional, capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes.
Weber concebeu a Teoria da Burocracia como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo com ela a rapidez, racionalidade, homogeneidade de interpretação das normas; a redução dos atritos, das discriminações e subjetividades internas, assim como a padronização da liderança