identificação de acido base
Identificação de ácidos e bases
Limoeiro do Norte, Novembro de 2009
Considerações Gerais
Nome: Pedro Igor Leite
Tema: Identificação de ácidos e bases
Disciplina: Química Ambiental Aula pratica
Turma: B
Data: 05/11/2009
INTRODUÇÃO
As substâncias apresentam todas o mesmo comportamento químico. Isso decorre do fato de que elas não tem as mesmas propriedades, as mesmas características. É possível, no entanto, reuni-las em grupos de substâncias com propriedade químicos semelhantes. Esses grupos chamam-se funções quimicas. Função química: conjunto de substâncias que apresentam propriedades e comportamentos químicos semelhantes. As quatro principais funções químicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. Ácidos e bases são definidos segundo a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius como substâncias que em meio aquoso liberam como único cations íons H+ e como único ânion íons OH-, respectivamente. É comum o uso de indicadores ácido-base para determinar a acidez de uma substância, pois esse compostos orgânicos apresentam coloração especificas quando presentes em meio ácido ou básico.
1. TEMA DA AULA
Identificação de ácidos e bases
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para medir a acidez ou a basicidade de uma solução, usamos uma escala denominada escala de pH, que varia de 0 (solução muito básica ) a 14 (solução muito acida); o valor pH = 7, indica uma solução neutra (nem acida nem básica).
Na pratica o pH e medido com o indicador ácido-base ( substancias que mudam de cor em valores bem definidos de pH ) ou por meio de aparelhagem elétrica ( que mede a condutividade elétrica da solução ). embora esse ultimo processo seja preciso, o uso dos indicadores e bastante