IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
MILA SOUSA DE CARVALHO
AGRONOMIA – SI (G2)
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
1. INTRODUÇÃO
ÁCIDOS E BASES (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
Identificação dos ácidos e bases
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases têm gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
2. OBJETIVO
1. Testar e observar as propriedades dos indicadores fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol;
2. Identificar soluções ácidas e básicas de modo experimental.
3. MATERIAIS
Estante para tubos de ensaio
Bastão de vidro
4 Tubos de ensaio
4 Pipetas graduadas de 5 mL ou 10 mL
Vidro de relógio
Papel de tornassol
Solução de fenolftaleína
Solução de alaranjado de metila
Azul de bromotil
Solução HCl – 1M
Solução H2SO4 – 0,1M
Solução NH4OH – 0,1M
Solução NaOH – 0,1M
Bicarbonato de sódio – NaHCO3
4. PROCEDIMENTO