Funções Inorgânicas
TRABALHO DE CAMPO: FUNÇÕES INORGÂNCIAS
Atividade acadêmica: Físico-química dos Materiais
Curso: Engenharia Mecânica
São Leopoldo, 05 de novembro de 2014.
CARACTERIZAÇÃO DAS FUNÇÕES INORGÂNCICAS
FUNÇÕES INORGÂNICAS:
São grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos. O estudo em seu entorno envolve a acidez, basicidade, solubilidade em água e reatividade.
A classificação de uma substância nessas funções citadas é realizada por análise dos tipos de íons que formam-se com a dissolução dela em água. Também conhecidas como funções inorgânicas, essas substâncias se caracterizam por compostos que não possuem cadeia carbônica.
1. Ácidos: São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+). São capazes de conduzir corrente elétrica. Estes possuem hidrogênio que é liberado como cátion quando dissolvidos. Os elementos que formam ácidos se formam por ligações covalentes e ganham elétrons.
Entre suas principais características, estão o sabor azedo, como o do limão, por exemplo. Boa condução da eletricidade, e a alteração da cor dos indicadores, que são substâncias que tem propriedade de mudar a cor para identificar caráter ácido ou básico da solução.
Exemplos:
H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-
HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1-
1.1 Ácidos principais: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).
2. Bases: São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem,