identificacao de glicidos
CADEIRA: Bioquímica
Tema: Identificação de Glícidos
Discente: Arsénia A. Reis Chambisso 1º Nível P2
Maputo, Maio de 2014
Índice
Introdução
O amido é um polissacárido mas concretamente um homopolissacárido, constituído por dois polímeros de glicose a amilopectina e a amilose e também um dos polissacáridos com função de reserva energética nas plantas.
A amilose consiste de cadeias longas, não ramificadas de unidades de D- glicose conectadas por ligações (α 1→4). Tais cadeias variam em massa molecular de uns poucos milhares até mais de um milhão. A amilopectina também tem uma alta massa molecular (até 100 milhoes), porêm ao contrário da amilose, é altamente ramificada. As ligações de glicose encontradas na amilopectina são (α 1→4), mas os pontos de ramificação (cerca de 1 a cada 24 a 30 unidades) são (α 1→6). (Leningher 3ed 2000.
A principal função dos carbohidratos é o fornecimento de energia, e este só é possível quando os carbohidratos apresentam-se sob forma monomérica (monossacaridos). Por isso o amido para poder exercer esse papel tem de ser degradado em suas unidades monoméricas.
E tal processo é feito por Enzimas, especificamente a amilase salivar que cliva desordenadamente o amido em resíduos menores.
Enzimas são proteínas com actividade catalítica, que quando desnaturada ou dissociada, perde a sua actividade catalítica. As principais características das enzimas são: aumentam a velocidade da reacção, não afectam o equilíbrio da reacção e diminuem a energia de activação.
A amilase salivar é uma enzima localizada na saliva, produzida pela glândula salivar, o seu PH óptimo é de