vida
O problema que surgiu e levou à realização do trabalho experimental foi o seguinte: “O amido constitui cerca de 70% da farinha que compõe o pão será que este glícido é ou não um polissacarídeo de glicose?”
Com este trabalho laboratorial pretendia-se atingir o seguinte objectivo: Conhecer técnicas laboratoriais para a identificação de biomoléculas e para identificar os principais constituintes orgânicos da matéria.
Para atingir os objectivos propostos realizou-se uma experiência, que em síntese consistiu no seguinte:
Utilizámos indicadores que nos permitiram detectar as biomoléculas entre eles:
• O Licor de Fehling que nos permitiu detectar açúcares (glicose), por aquecimento, pois este altera a cor azul, formando um precipitado cor de tijolo.
• O sulfato de cobre leva à formação de flocos azuis de hidróxido de sódio (na presença de ligações peptídicas), formando de seguida um anel cor violeta.
Através desta experiência concluiu-se o seguinte:
A glicose contém glicose na sua constituição
O amido contém amido na sua constituição
As claras de ovos contêm proteínas na sua constituição
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As substâncias, inorgânicas ou as orgânicas, que fazem parte da constituição dos seres denominam-se biomoléculas.
Classificam-se em dois grupos: biomoléculas inorgânicas, como a água, os sais minerais, o dióxido de carbono, o enxofre, etc.; e biomoléculas orgânicas, como os hidratos de carbono ou glícidos, os lípidos, os prótidos e os ácidos nucleicos
Glícidos
Os glícidos são compostos orgânicos ternários constituídos por carbono, oxigénio e hidrogénio, como biomoléculas são importantes tanto nas suas funções energéticas como nas estruturais.
Estes de acordo com a sua complexidade podem ser denominados de monossacarídeos (são os glícidos mais simples), de oligossacáridos (que resultam da ligação glicosídea de dois a dez monossacarídeos) ou de polissacarídeos (glícidos constituídos por mais de dez