Identificação de composto orgânicos e inorgânicos
Biologia e Geologia
Índice
Introdução……………………………………………………………………………….……………………………….……… 4
Desenvolvimento Teórico ………………………………………………………………………………………….…….. 5
Material ..…….…………………………………………………………………………………………………………….…….. 8
Procedimento Experimental .……………………………………………………………………………….…………… 9
Registo de Resultados ………………………………………………………………………………………………………. 12
Discussão/Interpretação de Resultados ………………………………………………………………….……….. 13
Conclusão ………………………………………………………………………………………………………….…………….. 14
Web e Bibliografia …………………………………………………………………………………………….……………… 15
Introdução
O trabalho realizado teve como objetivos conhecer os principais componentes da matéria viva, a distinção das técnicas laboratoriais de identificação de biomoléculas e a interpretação dos resultados experimentais.
Este relatório tem como base o trabalho prático, no qual se identificam diferentes biomoléculas utilizando diferentes métodos. É nele que vou mostrar os resultados das experiencias realizadas e as técnicas que utilizei para identificar as biomoléculas.
Desenvolvimento Teórico
Os elementos biogénicos combinam-se entre si para formar moléculas que se encontram sempre na matéria viva, e que podem isolar-se e identificar-se através de técnicas de análise como a centrifugação, a filtração, a diálise, a cristalização, a cromatografia, a espectrografia, etc. Estas substâncias, inorgânicas ou orgânicas, que fazem parte da constituição dos seres denominam-se biomoléculas.
Biomoléculas são compostos químicos sintetizado por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogénio, Oxigénio e Azoto). As biomoléculas podem ser orgânicas como os glícidos, os lípidos, os prótidos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas, ou inorgânicas, no