Sobre direito
O presente texto teve por fim demonstrar a importância de um marco teórico para a reconstrução de conceitos do nosso dia-a-dia. A partir de referências teóricas, como a do direito como integridade, a da luta por reconhecimento, a da ação comunicativa e a dos jogos de linguagem, tornou-se possível apresentar uma concepção estruturada sobre instituições, sobre direito e, fundamentalmente, sobre a relação entre um e outro.
É importante compreender que a natureza desse texto foi a de desmistificar uma possível intrincada relação entre o direito e as instituições. Além disso, procurou-se deixar claro como se constitui o processo de institucionalização e, sobretudo, a construção normativa e sua relevância para a instituição e para a ciência do Direito.
Enfim, espera-se que esse esboço teórico sirva de fundamento, mas principalmente, de ponto de partida para a compreensão de um direito cujo propósito central seja o de criar condições para o exercício crítico da cidadania e para a emancipação de todos os que devem participar da esfera pública de debates