Sobre a Ética e o Direito
Diante da situação da sociedade em que vivemos, é muito importante termos uma pequena noção sobre ética. O direito está diretamente ligado a esse termo pois é uma área que lida diretamente com a sociedade e ,a mesma, necessita de preceitos éticos, mesmo que muitas vezes eles não sejam colocados em prática. Quando se lida com pessoas, é importante que se mantenha certos requisitos, pois o que é importante para mim, pode não ser para outro. Sendo assim, para uma convivência harmônica do indivíduo em sociedade, é preciso que haja uma reformulação dos conceitos norteadores do comportamento humano. Através da ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, almejando o fortalecimento de uma sociedade mais justa.
A ética é uma ciência que tem por objeto de estudo a moral e a conduta humana. Nós sabemos que algo é bom, e que outro não ou é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno, graças precisamente à ética, que é a que propõe a valorização moral das pessoas, ações ou situações e, portanto será esta mesma a que guiará nosso comportamento e é a que aparece em momentos que são necessários obter um guia de como atuar em determinadas oportunidades.
Quando se trata do direito, é importante ressaltar que a ética deve ser mantida desde o relacionamento do profissional com o cliente, até o fim do caso que lhe foi dado. Para que se tenha uma pequena noção sobre a ética do advogado, foi criado um Código de Ética e Disciplina, separado por artigos, cada um deles demonstra como o advogado deve agir com o seu cliente de forma ética e correta. Um advogado não deve, jamais, expor um segredo de seu cliente, por exemplo. A ética é uma das maiores armas do advogado, pois o protege e guia no caminho da dignidade profissional, ficando cristalizado o sentimento ético como algo indissociável do exercício do Direito. É no meio acadêmico que se formam e se fortalecem os ideais de honestidade e de melhor conduta, os quais