Microbiologia
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio, ou seja, compostos que tenham carbono, mais sem hidrogênio, são considerados compostos de transição. Sendo assim a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma. Quanto a polaridade, todas as ligações dos compostos orgânicos formadas somente por carbonos e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demostram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certas polaridade.
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, etér e ácido sulfúrico concentrado. ( Vogel, 1891).
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes ( à temperatura constante) é necessário analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente. De acordo com as regras de solubilidade uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos