O preconceito
Curso de Psicologia
Cristiane Lacerda Gomes - Ra: B68674-0
Preconceito, estereótipos e discriminação.
Araçatuba – São Paulo
2014
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Psicologia
Cristiane Lacerda Gomes - Ra: B68674-0
Preconceito, estereótipos e discriminação.
Atividade complementar da disciplina: Psicologia Social ministrada pela Profª Dra. Eni de Fátima Martins.
Araçatuba – São Paulo
2014
Nos dias atuais mesmo diante a tantas informações e tecnologia o preconceito, a discriminação e o pré-julgamento devido ao estereotipo se faz presente no dia-a-dia em qualquer tipo de ambiente.
É muito comum nos depararmos com pessoas de raças diferentes ou portadoras de alguma deficiência que se misturam em todos os ambientes seja do trabalho, escolar ou de lazer. Antigamente era mais raro ver esta mistura, mas mesmo diante a este grande passo podemos notar ao olhar ao redor que a raça branca e os ditos como normais ainda predomina.
Decorrente a esta situação, este trabalho tem como objetivo cotar a quantidade de pessoas de raças diferentes e portador de alguma deficiência em algumas situações da minha vida escolar; e também, através de uma observação, em algum local da faculdade no decorrer de 20 minutos. Pesquisar também as informações que foram obtidas no ultimo censo brasileiro. E por fim, após esta analise de dados e ao assistir um vídeo sobre o preconceito citar sobre a importância e contribuições da psicologia dentro desta problemática.
Iniciando a execução do trabalho ao relembrar a minha infância me recordei que no primeiro ano do ensino fundamental 03 crianças negras estudavam na minha sala, já no 5° ano me lembro de 04 crianças sendo que destas quatro, três já havia estudado comigo. No primeiro ano do ensino médio a quantidade voltou para 03 crianças novamente; já no primeiro ano do curso de psicologia havia 02 alunos. No decorrer de todos esses anos não