Preconceitos
Trabalho de Sociologia
Nome: Nº:
Tema: Preconceito
Prof:
Conclusão
O preconceito sempre esteve presente na historia da humanidade. Sua base constitui-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação.
Desse pensamento surge a discriminação, que é o preconceituoso de agredir um individuo e isso aqui no Brasil é considerado como um crime, por isso, é extremamente importante a divulgação desse assunto deve-se a fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminação.
Preconceito
Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
Preconceito racial
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
A crença da existência de raças