preconceito
TEMA: PRECONCEITO
3ºD
PRECONCEITO:
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, como por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro.
O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito. O preconceito pode aparecer através das formas mais comuns que é o preconceito social, racial e sexual etnocentrismo, preconceito em relação à mulher entre outros:
ETNOCENTRISMO:
Etnocentrismo é a visão preconceituosa de uma determinada sociedade, considerando-a inferior, menos desenvolvida ou menos evoluída que as outras.
Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceania) se comparado a outro, mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo “superior” possui.
Preconceito Sexual O Preconceito Sexual é discriminar alguém pela sua orientação sexual. Homossexuais e bissexuais são agredidos por não serem “iguais” às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientação sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem. As pessoas criticam e descriminam a opção sexual de cada um, mas esquecem de que a nossa constituição federal nos prevê liberdade e igualdade tem o livre arbítrio e o direito de nos expressar de ser quem