identificacao de glicidos
Introdução
O ciclo que repesenta o ser vivo é nascer, crescer, reproduzir e morrer. Mas para a realização deste ciclo, os seres vivos necessitam de manter as suas funções fisiológicas básicas, e para tal, eles precisam de nutrientes os quais possam fornecer-lhes energia.
Falando especificamente do homem, ele obtém energia dos nutrientes provenientes dos compostos orgânicos, bem como inorgânicos. Os compostos orgânicos pelo qual o homem obtém energia são os lípidos, glícidos e proteínas, sendo os glícidos os principais compostos energéticos, mas os lípidos é que libertam maior quantidade de energia.
Os glícidos ou carbohidratos são compostos orgânicos constituídos por polihidroxialdeidos ou polihidroxicetonas. Quanto ao número de carbonos podem ser Polissacáridos, Oligossacáridos e monossacáridos (de 4 a 7 átomos de carbono). Quanto a composição podem ser holósidos ou heterósidos.
A principal função dos glícidos é o fornecimento de energia pelo processo de oxidação, mas não é a única. Eles também possuem função estrutural (quitina existente no exoesqueleto dos crustáceos), sinalizadora (quando associada as proteínas ou lípidos), reserva (glicogénio).
Os monossacáridos podem sofrer oxidação por agentes oxidantes, relativamente suaves, tais como o ião férrico (Fe3+) e o cúprico (Cu2+). E durante esse processo de oxidação, o carbono carbonilo (CHO) é oxidado à carbono carboxílico (COOH). (Lehninger 2002).
Aos açúcares capazes de reduzir os iões Fe3+ e Cu2+ dá-se o nome de açúcares redutores. (Lehninger, 2002).
Os Oligossacáridos são constituídos por mais de uma unidade de cadeias de monossacáridos (2 – 10 unidades) unidas entre si por ligações glicosídeas. Os mais abundantes são os Dissacáridos que podem ser homo ou heterodissacaridos. Os dissacáridos mais abundantes são a sacarose, maltose e lactose.
A sacarose é um açúcar constituído por uma molécula de frutose e uma de glicose, presente em muitas plantas, especialmente na cana-de-açúcar e