Identidade Organizacional
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
A IDENTIDADE E O CONTEXTO ORGANIZACIONAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
O estudo da identidade tem sido muito trabalhado nos últimos anos, pois tem ajudado a entender as relações a interação individuo – individuo e individuo – grupo. A seguir temos a análise das seguintes identidades, bem como suas relações: identidade pessoal, social, no trabalho e organizacional.
Ao realizar o estudo desses quatro tipos de identidade, pesquisadores costumam dividir em duas temáticas: âmbito geral (pessoal e social) e âmbito organizacional (trabalho e organizacional).
IDENTIDADE PESSOAL
A identidade pessoal é fruto da construção psicológica da identidade assumida e da identidade visada, a conformação do eu, ou seja, a construção da identidade. Ocorre a adoção de padrões comportamentais para atender as expectativas do outro, contrariando a autodeterminação. Criar a própria identidade acarreta em entender onde esta o ponto em comum entre o que os outros esperam de nós e o que realmente somos. Viver apenas do que somos ou acreditamos ser não é possível, afinal o outro é a base do somos e queremos ser. É dentro desse contexto que chegamos a conclusão que cada pessoa tem sim o seu grau de individualidade, no entanto a identidade esta basicamente formada sob a perspectiva do outro. As experiências de socialização são o referencial para a formação da identidade. Os diversos EU’s existem em decorrência da identificação social.
Além da socialização a memória é um importante aliado na construção do EU. Eventos do passado, presente e até mesmo do futuro fazem com que sigamos um sentimento de continuidade temporal importante para a construção da personalidade. A infância e a adolescência dão as fases em que o individuo esta mais suscetível as influências sociais. Na fase adulta também ocorre essa influência, porém de uma forma mais discreta.