Identidade Organizacional
Universidade Nilton Lins
1º Semestre de 2015
Disciplina: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA
Professora: Nina Brandão Siqueira
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE?
Imagine-se uma pessoa sem título de eleitor, sem R.G. (ou carteira de identidade) e mesmo uma pessoa sem certidão de nascimento: que conseqüências isso tem? Com intensidades diferentes, ela pode ficar excluída de algumas oportunidades e até mesmo ter dificuldades para exercer seus direitos. Juridicamente ela não existe.
É possível imaginar uma pessoa sem sobrenome? Ou mesmo sem nome? Como ela vai ser tratada pelas outras pessoas? Pode acontecer às vezes de uma pessoa falar com outra pessoa sem saber o nome uma da outra. Uma das hipóteses é que ela pode acabar recebendo um número e ser tratada como “mais uma” (ela conta, mas não chega a valer). Ou seja, ela tende a não ser reconhecida pelos outros.
Indo mais além, o que acontece com uma pessoa que não tem idéias próprias? O que acontece com uma pessoa que é incapaz de dizer “não”, ou mesmo dizer “sim”, com firmeza? Uma pessoa sem idéias próprias fica à mercê das outras. Para uma pessoa sem idéias próprias, qualquer idéia cabe. Ela pode ficar tentando seguir tendências, oportunidades, modismos que, no fundo, são padrões definidos por terceiros.
Evidentemente a situação oposta também precisa ser considerada: o que acontece com pessoas que se prendem muito às próprias idéias, que parecem achar que somente as suas opiniões é que valem, que têm um senso de ‘certeza absoluta’ em tudo o que dizem? Essas pessoas têm grandes chances de ficar isoladas, pois de certa maneira se fecham em suas próprias considerações...
Tais fenômenos que valem para pessoas tendem a valer também para grupos e organizações...
SISTEMAS SOCIAIS
Toda organização da sociedade civil pode ser considerada um sistema social. Um conjunto de elementos que se relacionam entre si com alguma coerência, vivo, em desenvolvimento. Bernard Lievegoedi,