Mapeamento logico apostila
Este trabalho vem trazer o bilinguismo para crianças surdas no âmbito escolar onde tem como temática o sócio-interacionista. Este projeto já vem sendo debatido por vários especialistas há muitos anos e vem sendo aplicado no Brasil numa parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES), em crianças até sete anos de idade. Sendo que esse foi o primeiro projeto apresentado no Brasil, onde estas instituições têm como desafio a educação bilíngue tanto politicamente e quanto educacional.
Aspectos
Pontos positivos: Interação dos surdos com os ouvintes. Abrangência na vida profissional. Pontos negativos: Nem toda criança que nasce surda conseguirá falar, sendo assim, se sentindo rejeitada e inferior às outras. Não há profissionais suficientes capacitados para tal processo. Nem todos terão contato direto com outros surdos e outros ouvintes.
Tema
A educação com bilinguismo para crianças surdas.
Objetivo
O Bilinguismo tem como objetivo promover a integração ao meio cultural, promovendo assim a inclusão ao acesso escolar, utilizando a língua de sinais como L1 e a língua portuguesa como L2, fortalecendo o vocabulário linguístico e permitindo que o indivíduo participe de forma mais ampla diante da sociedade e da comunidade surda.
Justificativa
A justificativa de implantar o bilinguismo para as crianças surdas é abordada no âmbito da integração do individuo portador dessa deficiência na sociedade, pois o surdo no seu dia a dia esta cercado de pessoas ouvintes, no qual tem mais facilidade de receber o conhecimento, portanto disponibilizando para o surdo o bilinguismo, viabilizaríamos a igualdade, a facilidade na comunicação e a possibilidade do surdo adquirir o conhecimento como o resto da sociedade ouvinte.
Problematização
Por muito tempo negava-se que o surdo fizesse parte da sociedade como uma pessoa comum, sendo assim era excluído por causa de sua deficiência.
Itens ou