fenomenos fisicos
- Fio de platina - Bico de bunsen - Pinça metálica - Fita de magnésio - Tubo de ensaio - Enxofre - Dicromato de amônio - Béquer - Cristais de iodo - Vidro de relógio - Água destilada - Tela de amianto - Iodeto de potássio - Nitrato de chumbo - Ácido sulfúrico - Açúcar
Procedimento Experimental
1- Aquecimento da platina
Com a ajuda de uma pinça metálica, aquecemos um fio de platina no bico de bunsen por aproximadamente 30 segundos. Logo após o resfriamento da platina, observamos oque aconteceu com ela.
O fio de platina não derreteu em contato com o fogo, assim então é um fenômeno físico.
2- Aquecimento do magnésio
Com o auxílio de uma pinça metálica, coletou-se um pequeno pedaço de fita metálica de magnésio. Levou-o até a chama do bico de Bunsen até observar-se a emissão de Luz. Em dois tubos de ensaio distintos, foram inseridos até 1/3 de suas capacidades água destilada. Logo em seguida, foi inserida uma colher de espátula de hidróxido de sódio, em um dos tubos. Agitou-se vigorosamente até a dissolução do material. No outro tubo, acrescentou-se uma espátula de nitrito de sódio. Agitou-se vigorosamente e verificou-se se houve variação de temperatura.
O magnésio derreteu dentro do tubo de ensaio, sendo assim um fenômeno químico.
3- Combustão do enxofre
Dentro de um tubo de ensaio foi aquecido fortemente uma porção de enxofre aderido a um fio de platina. Logo foi observado que o enxofre passou de sólido para liquido.
4- Decomposição do dicromato de amônio
Em um tubo de ensaio foi colocado uma ponta de espátula de dicromato de amônio. Logo em seguida levamos o tubo de ensaio para ser aquecido no bico de bunsen, e observarmos o ocorrido.
O dicromato de amônio em contato com o fogo mudou-se de forma e de coloração.
5- Sublimação do iodo
Na capela, foram inseridos alguns cristais de iodo em um béquer de 100ml adaptado em cima de uma tela de amianto, logo após, o béquer foi coberto com vidro de relógio. Foi despejada