fenômeno fisico
O fenômeno com que a água que está dentro da máquina de lavar saia pelos furos na lateral do cilindro e faz com que a roupa fique seca é resultado da força centrífuga.
Segundo COSTA da Gil Marques e UETA Nobuko (2007, Cap.20) “a força centrífuga surge sempre que nos movimentamos fazendo curvas (ao longo de trajetórias não retilíneas).
Para um indivíduo num sistema em rotação ou que se movimenta numa curva surge uma força, nesse sistema, conhecida como força centrífuga. Ela tem as seguintes características:
Direção
Na direção perpendicular à curva por aquele ponto no qual o cilindro está.
Sentido
No sentido de "fuga do centro" (para fora). Fuga do centro da circunferência osculadora (a circunferência que tangencia a curva num dado ponto).
Módulo
O módulo de força centrífuga é dado por
onde v é a velocidade escalar do corpo no ponto P e R é o raio da circunferência osculadora pelo ponto P.”
Segundo FRANCO Roberto que publicou em:
< www.deducoeslogicas.com > acessado em: 10/04/2013 “no final do processo de lavagem de roupas, utilizando uma máquina específica, antes de ser centrifugada, a roupa fica depositada no piso do cilindro. Esse cilindro começa a girar, fazendo aparecer uma força centrífuga, que empurra a roupa para fora. Com o aumento da velocidade do cilindro, essa força vence o atrito, fazendo com que a roupa se desloque na direção da parede do cilindro. Ao alcançar a parede, a roupa é empurrada contra esta parede, fazendo surgir uma força de reação, contrária à força centrífuga. A força centrífuga provocará uma pressão da roupa na parede do cilindro, fazendo com que esta fique colada na parede, e a velocidade tangencial v da parede será transmitida à roupa. Assim, o valor da força centrífuga será:
Fcf = M.v2/r e a força de reação que surge na parede terá o mesmo módulo da força centrífuga”.
FONTE - <