Fenômenos físicos
* Objetivo
- Estudar os fenômenos de mudanças de estado.
- Graficar um fenômeno não linear.
* Introdução
Os fenômenos físicos são aqueles onde a propriedade da matéria não se altera (ponto de fusão, ebulição, etc.), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém sua propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal. A evaporação é um fenômeno físico, pois com a ação da luz solar, os átomos que constituem a água (H2O) vão ficar com maior estado de agitação, causando a sua separação e a consequente evaporação. Em uma pressão maior, seria necessária muito mais energia (calor, luz solar) para causar essa separação. Não há qualquer alteração nas propriedades do elemento, e o processo é reversível.
* Materiais e reagentes.
Materiais
* Béquer de 100ml; * Vidro de relógio; * Termômetro * Suporte Universal * Tela de amianto; * Garra de metal; * Tripé * Bastão de vidro; * Pissete;
Reagentes
* Gelo; * Cristais de iodo;
* Procedimento Experimental I
A) Determinação da temperatura de fusão e ebulição da água pura:
Colocou-se um Becker de 100 ml sobre uma tela de amianto montada sobre um tripé, em seguida foi colocado cubos de gelo até 2/3 de seu volume. Assim feito fixou-se um termômetro (com o auxílio do suporte universal e da garra) no interior do béquer e foi aquecido o sistema montado com o bico de Bunsen, assim foi anotada a temperatura em função do tempo.
* Procedimento Experimental II
B) Avaliação do fenômeno de sublimação.
Foi adicionada uma pequena quantidade de Iodo sólido em um béquer de 50 ml e em seguida o cobriu com um vidro de