fenomenos fisicos
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Departamento de Ciências Naturais
EXPERIÊNCIA N° 2: FENÔMENOS FÍSICOS
Mayara Minete
Vitor Xavier
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-54 São Mateus – ES
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A) Determinação da temperatura de fusão e ebulição da água pura.
B) Curva de resfriamento.
Curva de Aquecimento e Curva de Resfriamento
Discussão sobre o Gráfico Obtido:
Ao analisar o gráfico percebemos que a fusão da parafina ocorre mais rapidamente do que a solidificação da mesma. Isso acontece porque como o processo físico depende da temperatura, como aquecemos a uma taxa alta alcançamos a fusão do material mais rapidamente. Quando esperamos o material estabelecer sua temperatura de equilíbrio com o ambiente e retomar o seu estado solido esse material decai a uma taxa menor e, portanto produz uma curva com menor velocidade.
Os dados estão de acordo com a literatura. Tem similaridade com os dados obtidos e com as curvas. Apenas teve discrepância na medição do tempo que geralmente em livros era 0,5 minutos e a nossa foi feita a medição de 1minuto. E teve diferença na faixa de temperatura adotada o aquecimento em livros se dava de a partir de 25ºC .
C) Avaliação do fenômeno de sublimação.
Amostras da substância iodo, um sólido de coloração negro-azulado e de brilho metálico, foram colocadas dentro de um béquer tampado com um vidro de relógio. As amostras foram aquecidas sobre a tela de amianto e, logo no início do aquecimento, nota-se no interior do béquer a formação de iodo no estado gasoso através da formação de vapores violáceos, muito irritantes se inalados. O fenômeno é conhecido como sublimação e trata-se de um