Fenômenos fisicos
Identificar o que é um fenômeno físico e um fenômeno químico.
INTRODUÇÃO:
Em linguagem cientifica , toda a mudança por que passa um corpo é um fenômeno. Quando ocorre um fenômeno, ou seja, uma transformação, pode ocorrer ou não uma alteração no sistema em que está sendo analisado, isto é, a matéria dos estados inicial e final pode ser a mesma ou não. Desta forma, os fenômenos são divididos em duas classe: fenômenos físicos e fenômenos químicos.
Fenômenos físicos: quaisquer transformações sofridas por um material sem que haja alteração de sua constituição intima, ou seja, a matéria é a mesma antes e após a transformação.
Fenômenos químicos: quaisquer transformações sofridas por um material de modo que haja alteração de sua constituição intima, ou seja, a matéria não é a mesma antes e após a transformação.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Bico de Bunsen
Tubos de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Pinça de madeira
Pinça tipo tesoura
Espátula com cabo de madeira
Reagentes:
Estanho (Sn)
Iodo (I2)
Magnésio (Mg)
Sacarose (C12H22O11)
Cloreto de sódio (NaCl)
Ácido clorídrico diluído (HCl)
Solução de cloreto de bário (BaCl2)
Solução de cloreto de ferro III (FeCl3)
Solução de tiocianato de amônio (NH4SCN)
Solução de nitrato de prata (AgNO3)
Solução de sulfato de sódio (Na2SO4)
Solução de ferrocianeto de potássio (K4[Fe(CN)6])
AQUECIMENTO A SECO:
01-) Aquecer um pequeno cristal de iodo em um tubo de ensaio, observar a sublimação do iodo, ou seja, sua mudança do sólido para gasoso e, também, a cristalização dos vapores de iodo nas paredes frias do tubo.
02-) Aquecer uma pequena quantidade de sacarose de uma espátula com cabo de madeira, ocorre um processo de carbonização, o açúcar reage com o oxigênio, libera CO2 e queima, caracterizando um fenômeno químico.
DISSOLUÇÃO:
03-) Colocar uma pequena porção de cloreto de sódio em um tubo de ensaio. Juntar apenas uma quantidade