Amostragem (estatística)
CAMPUS DOIS IRMÃOS
Trabalho sobre a Amostragem (Estatística)
Solicitado pelo professor Lucian esse trabalho somará (3,0) com a nota da 1ªV.A. que será realizada dia 04/11/14.
Curso: Administração/ 2º Período/ Manhã
Disciplina de Estatística ministrada pelo professor Lucian Bejan.
Integrantes do Grupo: Luan Henrique
Tema do trabalho: Amostragem
04/11/14
1. População e Amostra
O que é uma população e o que é uma amostra? Para Paulo Henrique Oliveira em seu livro Amostragem Básica (2004), “a População é uma coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, objetos, ou resultados experimentais, com uma ou mais características comuns que se pretende estudar. Ou seja um conjunto de itens.” Para ele a definição de uma população é uma atividade de grande relevância em um trabalho amostral, na qual deve-se citar todas as especificações efetivamente trabalhadas.
Existindo portanto dois tipos de definição da População. População finita é aquela que pode ser delimitada e População infinita não podem ser delimitadas, são oriundas de processos: como jogar moedas e observar número de caras e coroas, número de insetos que vão nascer, etc. Para Paulo o conceito de “Amostra” é um conjunto dos dados ou observações, coletadas a partir de um subconjunto da população, que se estuda com o objetivo de tirar conclusões para o universo de onde foi recolhida. Ele separa a amostragem por probabilística e não probabilística.
Definir o Censo e o processo de amostragem. Um censo é o exame de todos os elementos de uma população ou universo e a amostra é uma parte do universo ou população escolhido de forma a representar o mais fielmente possível o grupo inteiro. A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre um universo ou uma população grande sem precisar examinar todos os componentes do grupo. Os elementos de um grupo, de um universo ou uma população