hidrologia
MACEIÓ
2014-2
RELATÓRIO DE ESTUDO DO RIO SERRARIA
MACEIÓ
2014-2
1. INTRODUÇÃO
A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente. (TUCCI, 2007).
É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre.
A água pode ter seu uso regulado para satisfazer a uma ampla gama de propósitos. A atenuação dos danos das enchentes, drenagem de terras, disposição de esgotos e projetos de bueiros são aplicações da Engenharia Hidráulica para o controle das águas, a fim de que não causem danos excessivos a propriedades, não tragam inconveniências ao público, ou perda de vidas. Abastecimento de água, irrigação, aproveitamento do potencial hidrelétrico e obras hidroviárias são exemplos do aproveitamento da água para fins úteis. A poluição prejudica a utilização da água e diminui seriamente o valor estético dos rios; portanto, o controle da poluição ou a manutenção da qualidade da água passou a ser um setor importante da engenharia sanitária ou de recursos hídricos.
A Hidrologia não é uma ciência pura, uma vez que o objeto de estudo é usualmente dirigido para aplicações práticas, sendo assim, o termo “Hidrologia Aplicada” é frequentemente utilizado. (STUDART, 2001).Eis algumas das aplicações da hidrologia:
- Escolha de fontes de abastecimento de água
. Subterrânea - locação do poço e capacidade de bombeamento
. Superficial – locação da barragem, estimativa da vazão afluente e da vazão a ser regularizada, dimensionamento do reservatório e do sangradouro
- Drenagem urbana –