Tecnicas de amostragem - estatistica
Estatistica I
PESQUISA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
O QUE É: São técnicas de tratamento de dados que visam obter um elemento ou conjunto de elementos, que seja representante de toda a população ou universo.
SERVE PARA: Que possa ser feita alguma análise sobre determinado universo a partir do conjunto amostral obtido.
CLASSIFICAÇÃO: Podem ser classificados como Amostras Probalísticas ou Amostras Não-Probalísticas.
AMOSTRAS PROBALÍSTICAS
Amostragem Aleatória Simples
O QUE É: Uma amostra aleatória simples é aquela onde todas as unidades amostrais têm probabilidades iguais e positivas de serem selecionadas.
SERVE PARA: Dar exatidão e eficácia à amostragem, além de ser o procedimento mais fácil de ser aplicado – todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra.
EXEMPLO: A escolha de uma bolinha em um jogo de bingo. Cada bolinha tem a mesma chance de ser sorteada = 1 /qtd de bolas.
Amostragem Sistemática
O QUE É: A amostragem Sistemática é quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente.
SERVE PARA: A amostragem sistemática é utilizada quando se quer planejar um período de tempo para execução da coleta de dados ou quando se deseja cobrir um determinado período de tempo com a amostra estudada
EXEMPLO: Em uma listagem de indivíduos da população, sorteamos um nome entre os dez primeiros da lista. A partir do nome sorteado, selecionamos um a cada dez indivíduos (o décimo, vigésimo e assim por diante)
Amostragem Estratificada
O QUE É: A amostragem estratificada consiste essencialmente em pré-determinar quantos elementos da amostra serão retirados de cada estrato. A pré-determinação pode ser feita de várias formas, sendo as mais comuns chamadas de uniforme (onde se sorteia um número igual de elementos em cada estrato) e proporcional (onde o número de elementos sorteados em cada estrato é