Estatística - técnicas de amostragem
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
TIPOS DE AMOSTRAGEM E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
KLAUS WALTER CORIOLANO
RECIFE, 19 DE MARÇO DE 2013
KLAUS WALTER CORIOLANO
TIPOS DE AMOSTRAGEM E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
RECIFE, 19 DE MARÇO DE 2013
TIPOS DE AMOSTRAGEM E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
Amostragem: Amostragem ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população (estatística) que se pretende conhecer.
Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável.
Desta forma, podemos definir os tipos e suas aplicações no meu caso, na Engenharia Civil
Por quê utilizar amostragem: O uso de amostras nos estudos estatísticos justifica-se devido à impossibilidade ou inviabilidade de se trabalhar com toda a população, já que esta pode vir a ser finita, mas tão grande, que no final torna-se quase que infinita a nível de trabalho.
AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA SIMPLES
A amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. Embora as técnicas de inferência estatística pressuponham que as amostras utilizadas sejam probabilísticas, muitas vezes não se pode conseguir.
A utilização de uma amostragem probabilística é a melhor recomendação que se deve fazer no sentido de se