Estatística inferêncial
Índice 1
Introdução 2
Amostragem 3
Método de Amostragem Aleatória 4 Amostragem Aleatória Simples 4 Amostragem Sistemática 4 Amostragem Estratificada 5 Amostragem por grupos ou clusters 5 Amostragem multi-etapas 5
Método de Amostragem não Aleatórias 6 Amostragem por Conveniência 6 Amostragem por Quotas 6 Amostragem Intencional 6
Técnicas de Inferência Estatística 7 Estatística Pontual 7 Estatística por Intervalos 9 Teste de Hipótese 9
SPSS 11
Resolução das questões práticas 12
Dados obtidos através do programa estatístico SPSS 16
Conclusão 18
Bibliografia 19
Anexo I – Enunciado do trabalho 20
Anexo II – Tabela das Variáveis Fulcral 21
Anexo III – Tabela de Distribuição t-Student 22
Anexo IV – Tabela das Estatísticas do Teste 23
Anexo V – Tabela da Distribuição Normal 24
INTRODUÇÃO
Estatística é uma ciência que estuda a variabilidade apresentada pelos dados e permite-nos a partir desses mesmos dados retirar conclusões e exprimir o grau de confiança que devemos ter nessas conclusões. A estatística descritiva é o conjunto de técnicas para recolher, organizar, sumariar e apresentar informação numérica relativa a uma certa actividade, utilizando o sumário da informação contida na amostra através de tabelas, gráficos ou valores numéricos.
A estatística inferencial é o conjunto de técnicas para fazer inferências acerca das características de uma certa população. Esta divide-se em duas variantes: a estimação (pontual e intervalar) e o teste de hipótese.
No âmbito da cadeira de Estatística Inferencial, iremos apresentar um trabalho na qual faremos uma comparação entre os resultados obtidos pelo SPSS sobre as variáveis Rendimento Familiar (income) e a variável Região (region).
AMOSTRAGEM
Amostragem é o processo de determinação