ESTATÍSTICA INFERENCIAL
QUESTÃO 01
O departamento de recursos humanos de uma multinacional, preocupado com a qualidade de vida de seus funcionários, deseja saber se a proporção de fumantes em sua empresa é superior a 30%. Para tanto, o setor responsável pelo estudo selecionou aleatoriamente 60 funcionários, e verificou que 15 fumavam. A um nível de significância de 5% teste as hipóteses: contra .
INFORMAÇÃO: antes de iniciar os cálculos fixe a calculadora em 2 casas decimais.
Com base nas informações apresentadas no enunciado assinale a ÚNICA alternativa que descreve a conclusão do estudo realizado pelo setor responsável.
Como -0,83 pertence à região crítica, decide-se pela rejeição da hipótese nula com 5% de significância. Logo, há evidências que a proporção de fumantes é superior a 30%.
Como -0,83 não pertence à região crítica, decide-se pela não rejeição da hipótese nula com 5% de significância. Logo, há evidências que a proporção de fumantes não é superior a 30%. Como -0,83 não pertence à região crítica, decide-se pela rejeição da hipótese nula com 5% de significância. Logo, há evidências que a proporção de fumantes não é superior a 30%. Como 0,83 não pertence à região crítica, decide-se pela não rejeição da hipótese nula com 5% de significância. Logo, há evidências que a proporção de fumantes não é superior a 30%.
QUESTÃO 02
Uma pesquisa é realizada para avaliar o preço de um produto comestível no mercado. Para tanto, é selecionado aleatoriamente os preços do produto em 20 lojas e encontrado o valor médio com um desvio padrão de . Supondo que os preços do produto sejam normalmente distribuídos testaram-se as hipóteses contra , usando um nível de significância de 5%.
A partir das informações apresentadas, considere as afirmações:
I. O desvio padrão foi estimado a partir dos dados e a amostra é pequena, portanto devemos utilizar a estatística t de Student.
II. O