Desenvolvimento
Introdução 2
Amostragem 3
Amostragem Probabilística 4
Amostragem Aleatória Simples 4
Amostragem Sistemática 5
Amostragem Aleatória De Múltiplo Estágio 6
Amostragem De Vários Degraus Ou Estágios Múltiplos 7
Amostragens De Fases Múltiplas, Multifásica Ou Em Várias Etapas 7
Amostragem Estratificada 7
Amostra-Tipo, Amostra Principal, Amostra A Priori Ou Amostra-Padrão 7
Amostragem Não Probabilística 8
Técnicas De Pesquisa 10
Conclusão 13
Bibliografia 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho da cadeira de Estatística Económica, tem como tema a desenvolver qualidade de uma boa amostra, que no seu desenrolar focará sobre os aspectos essenciais para se achar uma determinada amostra de um numero retirado de uma população para o seu estudo.
Também irá apresentar itens que descrevem a conceptualização e apresentação argumentativa dos termos amostragem probabilística, amostragem sistemática e dentre outros diversos tipos de amostragem em estudo no campo da estatística.
Para que todo o esboço da Estatística possa ser feito, temos de ter população. Ao conjunto de seres portadores de, pelo menos, uma propriedade comum chamamos população estatística ou universo estatístico.
AMOSTRAGEM
Em estatística, a amostragem é o processo de obtenção de amostras que são uma pequena parte de uma população.
Amostragem “é uma técnica e/ou conjunto de procedimentos necessários para descrever e seleccionar as amostras, de maneira aleatória ou não, e quando bem utilizado é um factor responsável pela determinação da representatividade da amostra.” (LEONE, Rodrigo. ET AL, 2009)
Quando se deseja colher informações sobre um ou mais aspectos de um grupo grande ou numeroso, verifica-se, muitas vezes, ser praticamente impossível fazer um levantamento do todo. Daí a necessidade de investigar apenas uma parte da população ou universo. O problema da amostragem é, portanto, escolher uma parte (ou amostra), de tal forma que ela seja a mais representativa possível