Caro Aluno
Os resíduos que contém substâncias químicas podem representar sérios riscos à saúde publica se não forem dispostos no meio ambiente de forma adequada.
As principais características que devem ser analisadas antes da disposição ou armazenamento no meio ambiente são toxidade, corrosidade, inflamabilidade e reatividade.
Dentre os resíduos químicos perigosos, o industrial é o que mais agride o meio ambiente pois incluem em sua composição metais pesados, solventes e outros produtos químicos que quando dispostos no meio ambiente de forma não controlada, podem causar a poluição de aguas e consequentemente a extinção de espécies que ocupam aquele ambiente, a poluição do solo causando a infertilidade ou a mudança genética de alimentos que podem ameaçar a saúde publica, do ar gerando consequências serias para a vida humana, principalmente afetando crianças e idosos.
Diante de todos esses problemas, é preciso analisar a forma correta de dispor de resíduos químicos segundo a sua natureza e caraterísticas já citadas neste texto. Estas formas de disposição se basearam na legislação e normativos brasileiros como:
Dentre as varias formas de armazenamento, iremos tratar neste estudo dos aterros, lagoas superficiais, injeções em poços e o armazenamento em formações geológicas
1.1. Os aterros de armazenamento
Consiste no compactamento dos resíduos em forma de camadas no solo que periodicamente são cobertos com terra ou outro tipo de material.
Este meio de tratamento previne que os resíduos entrem em contato com aguas subterrâneas e a contaminem.
1.2. As lagoas superficiais
As lagoas superficiais são bacias terrestres construídas, principalmente, com plásticos pesados e são utilizadas para tratar de aguas residuais ou já previamente tratadas. As lagoas podem ser classificas em facultativa, anaeróbias, areadas e maturação.
1.3. O armazenamento em formações geológicas subterrâneas
1.4. As injeções em poços.
2.