Psicoligia
A palavra “psicologia”, deriva da junção de duas palavras gregas psiché=alma ou mente e logos= palavra, razão ou estudo (estudo da mente ou da alma).
A psicologia possui um longo passado mas uma curta história, sendo que desde a antiguidade os pensadores, filósofos e teólogos de varias regiões e culturas debruçaram-se em questões relativamente ligadas ao comportamento do homem, espelhando assim o lado do senso comum desta área. Ela separa-se da filosofia nos finais do século XIX tendo se definido como uma ciência com a construção do primeiro laboratório de psicologia, pelo filósofo Wilhelme Wundt em 1879, na cidade de Lepzing na Alemanha. Neste laboratório surgiram os primeiros psicólogos como è o caso de Eduward Tichener e William James.
Hoje a psicologia è geralmente definida como a ciência que se concentra no comportamento e nos processos mentais. Os psicólogos usam amplamente a palavra “comportamento”. Para muitos de nos, o comportamento abrange tudo o que as pessoas e os animais fazem: emoções, conduta, formas de comunicação, processos mentais, processos de desenvolvimento.
O termo “processo mental” inclui formas de cognição ou formas de conhecimento: dentre elas, perceber, participar, lembrar, raciocinar, sonhar, fantasiar, desejar, ter esperança, prever e resolver problemas.
Willhelm Maximiliam Wundt (1832-1920)
Nasceu em 16 de agosto de 1832 no vilarejo de nickrau, nas cercanias de Mannheim (sul da Alemanha). Lecionou fisiologia na universidade de Heidelberg, na Alemanha. No inicio de sua carreira, demostrou grande interesse pelos estudos dos processos mentais. Na época de Wundt, a psicologia não existia. Seu conteúdo fazia parte da filosofia. Em 1858, Wundt tornou-se assistente de Helmholtz em Heidelberg, posição que ocupou ate o início de 1865. Foi durante esse período que começou seus primeiros estudos em psicologia, que foram posteriormente reunidos no seu primeiro livro propriamente psicológico. A ambição de Wundt era estabelecer