Amostragem
Neste presente trabalho, debruçaremos em torno da amostra.
Algumas medidas são criadas com fim de aperfeiçoar o conjunto de procedimentos necessários a análise de um auditor, dentre essas medidas observa-se a amostra como uma das que mais contribui com esse objectivo. Trabalho encontra-se dividido em três partes, nomeadamente: Introdução onde encontramos a metodologia usada para a elaboração do trabalho, a Revisão literária que explica de forma detalhada a amostra e por fim encontramos a conclusão.
Metodologia
Para a elaboração do presente trabalho, a metodologia usada foi a de consulta em obras literárias de autores que debruçam em torno das amostras.
Revisão literária
Amostragem
É o processo de selecção da amostra, que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte dos seus componentes.
Tipos de Amostragem
Amostragem Estatística é aquela em que a determinação do tamanho da amostra, a selecção das partidas que a integram e a avaliação dos resultados se fazem por métodos matemáticos baseados no cálculo de probabilidades: * Amostragem sobre valores acumulados. * Amostragem numérica.
A utilização da amostragem estatística apresenta as seguintes vantagens:
- Permite calcular a precisão e risco de trabalhar com base numa amostra;
- Permite optimizar a dimensão da amostra em função do risco. Neste sentido, o auditor evita: * Amostra desnecessariamente grandes; * Amostra de dimensão insuficiente;
- Facilita a avaliação dos resultados da amostra;
- Permite uma melhorar a documentação suporte;
- O auditor ganha tempo eliminando testes de controlo que não tenham influência nos testes substantivos;
- Mede a suficiência da matéria de prova;
Todavia, também possui desvantagens:
- O custo de implementação pode exceder os benefícios;
- A aplicação dos métodos estatísticos depende dos objectivos definidos e do julgamento do auditor;