Estatística - Amostragem
Amostragem
Amostragem ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população (estatística) que se pretende conhecer.
Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável.
Tipos:
• Amostragem Aleatória Simples - Processo para selecionar amostras de tamanho
“n” dentre as “N” unidades em que foi dividida a população.
• Amostragem Aleatória Estratificada - É obtida separando-se as unidades da população em grupos não superpostos chamados estratos, e selecionando-se independentemente uma amostra aleatória simples de cada estrato.
• Amostragem Sistemática - Quando os elementos da população já se encontram ordenados, não há necessidade de se construir o sistema de referência.
• Amostragem por Conglomerado - Amostra aleatória simples na qual cada unidade de amostragem é um grupo, ou um conglomerado de elementos.
Na realização de qualquer estudo, quase nunca é possível examinar todos os elementos da população de interesse. Temos usualmente que trabalhar com uma amostra da população. A inferência estatística nos dá elementos para generalizar, de maneira segura, as conclusões obtidas da amostra para a população. Mas, para as inferências serem corretas, é necessário garantir que a amostra seja representativa da população, isto é, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população no que diz respeito ao fenômeno pesquisado.
É errôneo pensar que, caso tivéssemos acesso a todos os elementos da população, seríamos mais precisos. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados são maiores do que as imprecisões a que estamos sujeitos quando generalizamos, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada.
Em se tratando de amostra, a preocupação central é que ela seja representativa. É preciso que a