Fenômenos Físicos
Marcelo R.P.
Profª Luciana Fofonka
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas – Física Geral
24/06/2013
RESUMO
O tema Fenômenos Físicos diz respeito a diversos fenômenos que estão relacionados direta ou indiretamente com nosso cotidiano. Exemplos de fenômenos físico ligados ao nosso cotidiano seria a ebulição da água, ponto de fusão do gelo, a dissolução do sal e do açúcar em água, o derretimento do gelo entre outros. Também há os fenômenos físicos naturais nos quais este trabalho irá se deter. Tendo como objetivo conhecer e diferenciar os diversos fenômenos físicos naturais, os quais acontecem sem a ação direta do homem, embora estudos mais aprofundados comprovem que a incidência de muitos destes fenômenos se dá pela falta de cuidado do homem com a preservação do planeta.
Palavras-chave: Fenômenos. Físicos. Naturais
1 INTRODUÇÃO
Este estudo pretende mostrar que embora diferentes em sua amplitude os fenômenos físicos naturais ou do cotidiano são de certa forma semelhantes, por serem físicos, os fenômenos não alteram a composição da matéria e são de fácil reversão. Quando falamos em fenômenos físicos nos vem a memória fatos extraordinários, catastróficos ou algo semelhante, mas fenômeno é qualquer alteração que ocorre na natureza desde microscopia a macroscópia. Vamos nos deter nos raios, como se formam, quais os efeitos que produzem, a diferença entre raio trovão e relâmpago.
2 O RAIO
O raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas com a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e ramificadas irregulares muitas vezes com quilômetros de distancia até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e uma onda sonora conhecida como trovão. Um raio é um fenômeno que para ocorrer é preciso que haja cargas opostas entre as nuvens e o chão, quando isso ocorre, a atração é muito forte