Identidade imagem e reputação
A identidade de uma empresa é o conjunto de características, valores e crenças com que a organização se identifica. Pode ser transmitida de várias maneiras, como nome, logomarca, produtos, serviços, etc...
As características são interpretadas de diversas formas, por públicos diferentes. Logo, a imagem de uma empresa é reflexo de sua identidade. Se a empresa transmite uma imagem com precisão, a identidade será vista com êxito. Quando as empresas não dedicam tempo necessário para esse fato, vimos como uma estratégia ineficiente.
O conjunto de formas de comunicação utilizadas pela organização, vai mostrar o seu relacionamento com diferentes públicos. A imagem da empresa pode variar, mas sua identidade precisa ser consistente. Por exemplo, logomarcas que são as representações gráficas da empresa, devem refletir com precisão os valores da empresa, assim os públicos podem decidir o quanto aquilo vai agradar.
Como no exemplo visto no capítulo 4, hoje em dia todos os setores estão focados na competitividade global, e as empresas precisam driblar esse fato, buscando novas formas de imagem ou até mesmo melhorando a que já possuem.
O Exemplo dos combustíveis é muito interessante, pois a partir dele, podemos observar como as empresas são vistas, mesmo tendo a gasolina da mesma distribuidora, com os mesmos componentes e a mesma funcionalidade, 2 empresas competem por fatos passados, ou seja, por uma fato ruim que ocorreu há mais de 10 anos e deixou uma imagem negativa.
PASSO A PASSO
1º passo: Auditoria da identidade
Nesse passo o que tem que ser feito, é uma pesquisa de como o público geral vê a organização. Dentre os quesitos pesquisados, deverão ser levados em conta a percepção entre os públicos mais importantes, incluindo funcionários, analistas e consumidores.
Os auditores estudam a literatura, os anúncios, os impressos, os produtos e serviços e s instalações da empresa. Quanto mais abrangente melhor, para revelar os tipos de relações